05/06/2009

Dia Mundial do Meio Ambiente: Vamos comemorar?

por Carol Binato*


Dia Mundial do Meio Ambiente: há o que comemorar? Com a apresentação da data (5 de junho), paira em nossos pensamentos esta pergunta. Ainda assistimos nos telejornais as devastações da Mata Atlântica, as invasões na Floresta Amazônica, o imenso descarte de lixo em locais impróprios. Então, o que comemorar? Os efeitos de tanta destruição estão visíveis no clima, nas chuvas, no ar, nas enchentes. Fatores agressivos ao indivíduo que insiste em destruir, esquecendo que está destruindo a si próprio.
Como diz o ditado ‘A esperança é a última que morre’, e no quesito meio ambiente ainda podemos encontrá-la nas crianças e em alguns pequenos grupos que tentam combater imensos problemas de destruição. Durante uma semana, diversas instituições, escolas e Organizações Não Governamentais realizam atividades em prol do Meio Ambiente, celebrando o dia 5 de junho. Uma forma de levar ao cidadão a importância da conservação dos ecossistemas existentes e do educar as atuais e futuras gerações.
Mas, as atividades de conscientização e educação ambiental não podem ficar restritas a um único dia. Um exemplo de incentivo e aprendizado é a Escola Ambiental de Praia Grande, modelo para a Região da Baixada Santista, que transmiti aos alunos da Cidade a importância da preservação do meio ambiente. Cultivo de plantas, técnicas de reciclagem, limpeza de manguezais, diminuição do consumo e a preservação dos recursos naturais são algumas práticas da Escola que não forma somente alunos mais conscientes. Educa e forma multiplicadores da informação.
Outro exemplo é a parceria entre o Núcleo de Jornalismo Ambiental Santos e Região e guias turísticos do grupo Caiçara Expedições, que promovem passeios pelos ecossistemas existentes na Região aos jornalistas. O objetivo transmitir as jornalistas todos os aspectos ambientais para que o profissional possa, no momento de registrar a notícia, decodificar de forma correta e simples as informações relacionadas ao meio ambiente. É, assim como na Escola de Educação Ambiental, uma maneira de educar e formar mais multiplicadores desta ação.
Ações como as exemplificadas neste artigo são maneiras de como colaborar na formação de uma sociedade mais consciente. E quando se diz sociedade, são todos os grupos: formadores de opinião, leitores, educadores, autoridades e comunidades.
E é vendo iniciativas e atividades como estas que chegamos a conclusão de que há sim o que comemorar. Basta sairmos do discurso e irmos para prática, trabalhando a favor do meio ambiente, transmitindo e decodificando de forma clara e objetiva os termos ligados ao meio ambiente para que todos possam entender o tamanho da importância em preservar e o tamanho da gravidade do problema (destruição) que assola o nosso planeta.


(*Carol Binato é jornalista formada pelo Centro Universitário Monte Serrat -Unimonte)

Um comentário:

Eli Carlos Vieira disse...

Pois é...que essa data, criada há mais de 30 anos, não seja restrita e esquecida, como têm sido esquecidos diversos eventos, desde que houve aquela conferência para meio ambiente da ONU, em que se percebe a necessidade de envolvimento de diversas nações, mas que na prática envolvimento não há.
Sem falar no Protocolo de Kyoto, criado bem mais tarde e tido como uma verdadeira lenda, por conta da falta de adesão de grandes potências (que também são responsáveis por parte significante da poluição no mundo).

É preciso mesmo ter o que comemorar.
Beijo, Carol.
Bons ventos para vocês, Jundu!

As pessoas estão mais conscientes quando o assunto é preservar o planeta?