02/09/2009

Animais marinhos e silvestres roubam a cena na Baixada Santista

Diversas visitas de animais marinhos e silvestres alteraram a rotina de municípes, biólogos, veterinários e ambientalistas do Litoral Sul. Em Praia Grande, a visita de lobos-marinhos foi constante durante o mês de agosto. Em menos de um mês foram encontrados quatro animais, todos filhotes da espécie subantártica, e encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram-Reviva), localizado na Ilha dos Arvoredos, em Guarujá.

Vindos provavelmente do Uruguai ou da Argentina, os lobos-marinhos aparecem na costa brasileira por duas hipóteses: a formação do fenômeno El Niño, que aquece as águas do oceano acima da temperatura normal para a época do ano; ou a falta de peixe para alimentação. Conforme a veterinária do Cram, Andrea Maranho, são registradas ocorrências de lobos-marinhos na Baixada Santista, anualmente. "Neste ano percebemos um número maior. Tivémos um pico de aparecimento nos anos de 2000 e 2007. Hoje visualizamos um novo pico", comentou a veterinária.

Ainda em Praia Grande, um tamanduá também roubou a cena ao aparecer no quintal de uma casa no bairro Mirim. A espécie tamanduá-mirim com cerca de 40 centímetros foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Selvagens Refúgio Mata Atlântica Lello - Unimonte (Cetas). Após avaliação, o animal foi solto no Parque Xixová, habitat natural.

Em Bertioga, uma baleia apareceu na praia de Boracéia e encantou a tarde do último domingo dos banhistas que conseguiram enxergar o balé do mamífero. E em Santos, um casal de Quero-Quero chamou a atenção dos banhistas da praia do José Menino. As aves resolveram chovar os ovos na faixa de areia, sem se preocupar com a presença do público.


Informações: Jornal Gazeta do Litoral e A Tribuna
Fotos: Richard Aldrin

Nenhum comentário:

As pessoas estão mais conscientes quando o assunto é preservar o planeta?