31/08/2009

Quais as responsabilidades dos surfistas para a construção de sociedades sustentáveis?


O Litoral Sul de São Paulo recebe na próxima sexta-feira, dia 4, o programa Surf Sustentável. A cidade que irá sediar mais uma atividade do programa será Iguape. Com o seminário Surfe nas ondas da sustentabilidade, o programa está percorrendo o litoral paulista para enraizar práticas pró-sustentabilidade entre os protagonistas do esporte para a criação da Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente.

A primeira edição do Seminário foi realizada na cidade de Ubatuba e contou com a presença de surfistas amadores e profissionais, fabricantes de pranchas, juízes de surf, artistas e admiradores do esporte.

A proposta, que está sendo implementada pela ONG Ecosurfi, visa catalizar parcerias na comunidade do surf, desvelando ações práticas voltadas para a preservação e conservação da área costeira, por meio de um amplo processo de debates, que terá como o seu primeiro produto a construção da Carta de Responsabilidades dos Surfistas para Sociedades Sustentáveis.

A Carta será elaborada por meio de um texto-base organizado em quatro eixos:
Protagonismo dos Surfistas;
Surfe e Gestão Costeira;
Cultura Surfe e Consumo;
Surfe, Juventude e Meio Ambiente.

Nessa oportunidade do seminário os participantes irão conferir no primeiro momento um ciclo de explanações com vídeos e palestras. Na segunda parte ocorre a oficina de construção coletiva de propostas daquela localidade.

O espaço escolhido para o evento será a Base do Lagamar da ONG SOS Mata Atlântica localizada no centro de Iguape na Rua XV de Novembro, 131. Para poder participar do seminário os interessados podem fazer a inscrições através da: Base do Lagamar SOS Mata Atlântica (Iguape) Tel (13) 3841 2379; Iha Comprida (Departamento de Esportes) Tel: (13) 3842 7000; Ecosurfi: (13) 3426 8130 / 9751 0332 / 8134 2742 e pelo e-mail: surfsustentavel@ecosurfi.org. Maiores informações: www.surfsustentavel.blogspot.com e www.ecosurfi.org.

A primeira fase do programa Surf Sustentável conta com o apoio: Associação Ubatuba de Surf, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Rede das Agendas 21 do Litoral Norte, Prefeitura de Ilha Comprida, SOS Mata Atlântica, Greenpeace – Campanha de Oceanos, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf, e projeto Cine Surf. São parceiros estratégicos do programa a Aliança por um mundo Responsável, Plural e Solidário e a Global Garbage.

Texto de: João Malavolta (Gestão de Planejamento e Articulação Institucional)
Programa Surf Sustentável
www.surfsustentavel.blogspot.com
Ecosurfi - Entidade Ecológica dos Surfistas
www.ecosurfi.org

Nenhum comentário:

As pessoas estão mais conscientes quando o assunto é preservar o planeta?